Imagem capa - Entenda o porque usar aliança por Leandro Donato Fotografia
Dicas

Entenda o porque usar aliança

O uso da aliança e sua simbologia.

Por: Priscila Rulinskas ( editora do Donato Fotografia)

 

Simbologia


A Aliança simboliza a eternidade de um amor, a continuidade infinita de companheirismo, gratidão e união.

Nos dias de hoje, essa simbologia perdeu sua força de expressão e o comodismo tomou conta dessa filosofia.

Eu, como sempre fui romântica todas as vezes que vou assessorar ou produzir um casamento presto muito atenção na troca de votos e de alianças. Esse é um momento mágico e que me faz perder o fôlego, pois é nessa hora que os olhos brilham e as palavras saem verdadeiramente do fundo do coração.

Pra mim, usar uma aliança significa muito mais que usar uma joia na mão. Com ela sinto-me protegida, amada e tenho a sensação que o coração do meu parceiro pulsa no mesmo compasso do meu e assim nosso amor se solidifica e transforma-se indestrutível assim como esse metal.




Como surgiu?


O uso da aliança surgiu entre os egípcios e hindus, cerca de 3.000 a.C.

 Eles acreditavam que um símbolo em círculo representaria algo que não teria fim.

Depois Alexandre o Grande, dominou o território egípcio e essa prática foi introduzida na Grécia.

Nessa mesma época, o terceiro dedo da mão esquerda foi escolhido para receber esse símbolo de amor, união e cumplicidade.

Os gregos acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração, com isso, a aliança era produzida em ferro imantado para que os corações permanecessem sempre atraídos.

Os romanos introduziram a pratica após conquistar a Grécia, e com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano, o uso desse símbolo tornou-se obrigatório para os que se casavam.

Nesse período é que foram instituídas as alianças em ouro.




Anel de Noivado


O primeiro relato sobre o uso do anel de noivado foi no ano de 860, por decreto do papa Nicolau I, que implantou essa modalidade como uma afirmação pública e obrigatória da intenção dos noivos. 

Assim, quando a aliança passasse da mão direita para a esquerda representaria um compromisso definitivo.

Já o uso do anel de diamante como símbolo de noivado, iniciou-se em 1477. Foi quando Arquiduque Maximiliano da Áustria, presenteou Mary Burgundy com um anel de brilhante.




Até o próximo post...