Imagem capa - Já imaginou você perder as fotos do casamento?  por Leandro Donato Fotografia
Dicas

Já imaginou você perder as fotos do casamento?

Sabe quando o evento termina, e todos vão dormir cansados? Então essa é a hora que começa o backup. Este processo pode demorar até 12 horas.


A final porque não deixar isso pra depois?



     Não durma no ponto. Enquanto vc esta dormindo, sempre tem alguém trabalhando.


O Backup é um dos fatores mais importantes no processo do casamento, muitos pensam que o fotógrafo vai no dia e só tira as fotos, mas esquece que todo este material precisa ser armazenado e que o fotógrafo tem a responsabilidade legal sobre estes arquivos.

 

Backup é a cópia de tudo que você tem em uma nuvem - tipo google fotos ou outra.


Agora imagina se todas as fotos e vídeos mais importantes do seu celular se perderem? 


Se você acha isso de extrema importância, imagina se perder todas as fotos do seu casamento? Sentiu um frio na espinha? Então borá fazer o backup de tudo! 

 

Já pensou que isso pode acontecer com você, com um amigo próximo ou com outra pessoa? 




Quem quer ter a ingrata surpresa de saber que o fotógrafo perdeu todas as fotos do seu evento?


Infelizmente milhares de noivas deixam de ter as fotos do casamento por alguma falha no processo de backup. Isso mesmo, é só procurar na internet para ver a quantidade de noivos que não tem as fotos por algum motivo.

 


Como vimos o backup serve de prevenção! E um bom backup está sempre em locais diferentes, em um HD e/ou em uma nuvem por exemplo.

 


Não estamos aqui para julgar os colegas, mas sim informar e dar dicas para melhorar e facilitar a vidas das noivas que não se preocupam com esta pergunta na hora da reunião.  

Nestes 20 anos de carreira já passamos por vários tipos de backup, e posso afirmar que neste momento, é onde temos mais opções de segurança ao nosso favor.

 

Já tivemos uma noiva que perdeu as fotos ( o cachorro comeu a mídia na época), ainda bem que nós tínhamos as fotos em nosso backup, isso mesmo depois de 8 anos. Já pensou se a gente tivesse apagado os arquivos? 


Como não é possível prever se o profissional contratado por você vai ter as fotos depois de um tempo, então é legal saber se isso consta em contrato, e outra coisa é ter uma boa conversa sobre o processo de backup e por quanto tempo estes arquivos ficam disponíveis.



     Imagina perder fotos lindas como esta?   Ai o coração não aguenta.


Segue 3 dicas úteis pra você perguntar ao fotógrafo.

  

1.Você precisa saber qual o método de backup que ele utiliza, e qual o procedimento para garantir a integridade dos arquivos durante o percurso da festa para sua casa ou escritório.

Nós utilizamos câmeras com dois slots de cartão, ou seja as suas fotos já saem com backup no momento do click.



     Depois não adianta rezar. Bora fazer backup.


2. Por quanto tempo o fotógrafo manterá os arquivos disponíveis.

 

No nosso caso mantemos as fotos por 5 anos, mas tenha em mente que após a entrega de todo material você deve fazer o seu próprio backup, pois a responsabilidade também é sua! 


3. Como é feita a entrega das imagens?


Sabendo disso você já pode pensar como fará seu backup. Pois como disse anteriormente, o backup não é obrigação somente do fotógrafo.


Alguns fotógrafos ainda utilizam DVD para entrega, e hoje tem computadores que não possuem mais a entrada para o DVD, sabendo disso você pode pedir pra mudar para um pendrive ou até mesmo a nuvem que é mais seguro.



     Momentos como este nunca mais se repetiram da mesma forma. 


Então borá fazer backup? 

 

Se você leu até aqui, já casou ou vai casar, pense no backup do seu casamento, coloque tudo na nuvem e seja feliz!!!

 

Se ficou com dúvida ou quer saber mais, clica aqui e vamos conversar!!!

 

As fotos do seu casamento é um legado histórico e merece todo carinho.


Veja mais fotos aqui.


Deixe seu comentário.