Imagem capa - Como escolher o seu véu? por Leandro Donato Fotografia
Dicas

Como escolher o seu véu?

Sabe como escolher o seu véu para o dia do seu casamento? Priscila Rulisnkas nossa editora explica nesta matéria cheia de detalhes.



A noiva e o véu 

Várias noivas encontram dúvidas sobre essa questão.

Devo ou não utilizar um véu? É obrigatório?

Calma, nós reunimos informações para ajudá-las a desvendar esse mistério.


Significado do véu

Na Grécia Antiga as noivas usavam o véu como uma forma de proteção. Elas tinham medo de mau olhado.

Já na Idade Média, ele significava “símbolo de nobreza” e também ajudava a proteger a pele das nobres do forte sol.

Na época de nossas avós, o véu representava um “símbolo de pureza”, onde fazia ligação a figura de Maria (mãe de Jesus) que sempre é apresentada com um véu.




Tipos de Véu


Blusher/ Shoulder/ Ombro  (aprox. 20 cm*): Véu de Ombro caracteriza o véu curto que cobre o rosto, cujo comprimento varia entre o queixo e a altura do ombro. Muito popular na década de 60. É um véu informal e deve ser escolhido para cerimônias durante o dia e combinam com vestidos curtos e com decotes tomara que caia.

 
Flyway/ Elbow/ Cotovelo  (aprox. 51 cm*): Com comprimento na altura do cotovelo ou pode coincidir com a cintura. Constitui um dos tipos de véu mais informais, perfeito para quem vai casar durante o dia, devido a sua aparência leve.

 
Médio ou Ponta do Dedo (aprox. 91 cm*): denomina-se Ponta do Dedo o véu cujo comprimento termina na altura do dedo indicador. É um dos modelos mais neutros de véu, combina praticamente com todos os tipos de vestido.




 
Ballet/ Knee/ Intermission /Valsa (aprox. 114 cm*): Caracteriza-se Ballet ou Knee o véu cujo comprimento segue a altura dos joelhos ou da panturrilha.  Indicado aos vestidos sem muito volume de saia.

 
Chapel (aprox. 244 cm*): É o véu longo mais comum, cujo comprimento acompanha o do vestido. Em geral possui de 2 a 3 metros. A maioria das noivas optam por esse véu pela comodidade e praticidade de carregá-lo. 


 Catedral  (aprox. 305 cm*):  O  catedral é o mais longo e clássico comprimento de véu. É geralmente utilizado em cerimônias de grande porte e formais. Recomendado para as noivas que casam em ambiente fechado e à noite. 




Em resumo: existem “regras” sobre a escolha do véu, mas gosto de lembrá-las que esse será um momento mágico e único, e que o bom senso e vontade deva prevalecer acima de qualquer regra.