Imagem capa - Matéria nossa que saiu no R7 por Leandro Donato Fotografia
Mídia social

Matéria nossa que saiu no R7

Tivemos uma matéria todinha sobre dicas de como escolher seu fotógrafo, a matéria foi publicada pelo portal R7 em 15/03/16. Veja abaixo:


"Depois de anos de sonhos diários com o casamento, eis que você marca a data e começa toda a organização. É salão, comida, decoração, o vestido...uma infinidade de itens. Mas de que adianta investir na cerimônia e na festa para que elas fiquem perfeitas se as imagens que você verá a vida inteira pra se recordar (e que vai mostrar pra todo mundo) não ficaram boas?


Sim, isso acontece, e muito. Infelizmente, fotos ruins são muito comuns. E deixam uma sensação um pouquinho mais amarga no pós-festa. Uma má escolha poderá trazer prejuízos inestimáveis aos noivos. Então, é essencial encontrar um bom fotógrafo para eternizar a realização do seu sonho. Pois a festa vai, mas as imagens ficam.


Vários fatores que você pode não imaginar influenciam uma boa foto, até o que está na moda ou bombando naquele ano. Para te ajudar nessa empreitada e também trazer as tendências de 2016, o R7 entrevistou Leandro Donato, fotógrafo especializado em casamento e professor de fotografia, que já esteve na lista dos melhores fotógrafos de casamento do mundo pela WPS (Associação de Fotógrafos de Casamento do Reino Unido). 


A pesquisa é fundamental. Google, boca a boca, indicação de amigos, amostras do que o profissional fez...vale tudo. Mas atenção redobrada no caso de contratar uma empresa com várias pessoas. Aquilo que você vê ou a experiência que seu amigo vivenciou pode não ser a que você terá.


— A principal dica é considerar a pessoa que irá fotografar seu casamento, e qual será a maneira que ele ou ela irá contar a sua história. Não caia na armadilha de empresas que trabalham com vários fotógrafos, pois, neste caso, nem sempre as fotos que os noivos estão vendo será a do fotógrafo que irá fotografar o casamento. Não quero dizer que o mais caro é o melhor, mas uma empresa que trabalha com quantidade normalmente tem um valor mais atraente, mas nem sempre vai conseguir fazer você se emocionar.


Para os noivos que pensam em chamar aquele amigo que diz entender bem de fotografia e ter máquina profissional, avalie muito bem antes para ver se ele terá condições de registrar os momentos mais importantes de sua vida. Imagens de casamento são muito mais delicadas, emotivas e representativas do que fotos de pose em viagem ou só a experiência de quem gosta de fazer fotos de forma amadora.


— Nada impede que um amigo da noiva ou mesmo um profissional que está iniciando fotografe o casamento. Mas será que esta pessoa terá experiência suficiente para entender que tem uma história a ser contada? Afinal, esse fotógrafo será o responsável por eternizar estes momentos. Não gosto muito de clichês, mas aqui cabe um: “O barato sai caro”. Pelo menos uma vez por ano, recebemos um e-mail pedindo ajuda para tentar salvar algum trabalho que não foi feito como deveria!


Uma dica valiosa de Donato é “ter afinidade com o fotógrafo do seu casamento”.


— Ele será a sua sombra à distância. Imagine que ele é o seu melhor amigo e não irá largar vocês neste dia. Mesmo à distância o bom profissional estará sempre de olho e preparado a contar o próximo capítulo. 


Depois de escolher o fotógrafo, antes do seu casamento, faça uma reunião para alinhar todos os detalhes e passe para o profissional uma lista de pessoas que na podem deixar de ser fotografadas no evento. Segundo Donato, muitas vezes, na ansiedade de “beber e se divertir”, os noivos esquecem pessoas importantes, por isso, o fotógrafo deve estar bem preparado.


— Hoje, nós trabalhamos com um questionário [espécie de memória virtual] em que pedimos os nomes de pessoas importantes que não podem faltar nas fotos, e no dia lembramos eles de fazer estas fotos. Isso tem funcionado muito bem.


Com mais de 50 prêmios em quase 15 anos de carreira dedicados à união de casais, Donato revela que a naturalidade é a principal tendência de fotos de casamento nesse ano.


— Lembro que na década de 80, quando um noivo chorava o fotógrafo logo corria para secar aquelas lágrimas, a final no ponto de vista dele, aquela foto não serviria para o registro do álbum, que tinha a preocupação de mostrar as pessoas e o protocolo. Isso mudou muito e vejo como tendência as fotos mais naturais possíveis, com poucas poses, o bom fotógrafo é aquele que consegue emocionar e fazer sentir algo. Acho que essa é a tendência que nunca saíra de moda.


Além de fotos sem poses, o que está “muito em alta” é o pre weeding, o famoso ensaio fotográfico que os noivos realizam em um local bacana antes do casamento, explica o professor.


— É uma boa recordação e um ótimo momento para conhecer melhor o fotógrafo. Eu sempre instruo o casal a escolher o lugar que gostam de frequentar, para que isso se torne uma experiência boa e divertida, tornando uma boa recordação e não um book de moda."


Veja a matéria completa clicando aqui.