Imagem capa - Música do casamento - que música escolher? por Leandro Donato Fotografia

Música do casamento - que música escolher?

Você sabe como escolher as músicas do casamento? Priscila Rulisnkas nossa editora explica nesta matéria cheia de detalhes.


A música tem o poder de entrar pelos nossos ouvidos, atacar diretamente o nosso coração e despertar o mais profundo sentimento, por isso acertar na seleção musical em um casamento é fundamental e vitalício para o sucesso do evento.


Quando falamos de repertório para festa, costumo orientar os noivos a deixar o gosto musical preferido entrar em ação, porém sem esquecer que a democracia ajuda sim nesse momento.


Claro que a vontade e desejo dos noivos precisa prevalecer, porém o público é quem vai fazer a pista ficar sempre lotada. Por isso, colocar algumas músicas de outros ritmos que talvez não nos agrade, pode ser uma cartada certa. (Sempre usando com parcimônia).




Já o repertório religioso, esse sim precisa ser regado de emoção, e quando digo “emoção” não estou dizendo que as músicas precisam ser sempre “melosas”, mas precisam ser músicas que remetem a algum momento, a alguma preferência ou simplesmente por despertar a emoção no nosso íntimo.




Por isso, reunimos algumas dicas para ajudá-los....


 Na cerimônia (dependendo do cerimonial), geralmente são tocadas de 05 a 10 músicas.


Algumas igrejas só permitem músicas sacras ou clássicas ou fazem restrições de número de músicas, por isso antes de selecioná-las vale a pena consultar.


Para ajudá-los, preparamos algumas sugestões para uma cerimônia religiosa:


Música para Entrada dos Pais e Noivo


Este momento é o segundo mais importante (o primeiro é a entrada da noiva), por isso sugere algo com certa pompa mantendo o ar nobre.


Sugestão: Jesus Alegria dos Homens (J.S Bach) -  Bolero de Ravel (Maurice Ravel) – All of Me (John Legend) – I Don´t Want to Miss a Thing (Aerosmith)


Música para Entrada dos padrinhos


 Na entrada dos padrinhos, a música pode ser alegre mas sem impacto (porque precisamos preservar a entrada da noiva).


A dica é adotar um repertório baseado em temas de filmes ou alguma música significativa ao casal (por exemplo, uma música que os dois gostem de cantar e dançar despretensiosamente). Ela pode ser cantada ou só instrumental.


Sugestão:  A Conquista do Paraíso (Vangelis) – You´ll Be In My Heart (Phil Collins) – Pela Luz dos Olhos Teus (Miúcha) – Perhaps Love (John Denver with Plácido Domingo)




Música para Entrada das Floristas – Damas e Pajens


Para esse momento, músicas mais suaves e temas infantis são mais adequadas.


Combina-las com violino ou flauta também ajuda a suavizar o momento, onde estão todos na expectativa da entrada da noiva.


Sugestão:  A Primavera (A. Vivaldi) – Here Comes the Sun (Colbie Caillat) – Let it Go (Demi Lovato) – Somewhere Only We Know (Lily Allen)


Música para Entrada da Noiva e Pai


 Antes da grande entrada, algumas noivas optam por uma introdução com clarins (momento onde anuncia sua chegada).

Isso sugere um ar de pompa e requinte, mas não é algo obrigatório.


A Marcha Nupcial ainda é a música mais pedida para esse momento, mas se você gosta de inovar e ousar, existem outras opções – afinal, esse é o SEU MOMENTO.


Sugestão: Marcha Nupcial (F. Mendelssohn / Abdelzar) -  Pompa e Circunstância – Eu sei que vou te amar (Vinicius) – Pra sonhar (Marcelo Jeneci) – A Thousand Years (Christina Perri)




Música para Bênção das alianças e Troca de Votos


Para esse momento mais introspectivo o ideal é colocar uma música mais suave e que crie uma atmosfera mais calma.


Nesse momento, uma opção bem utilizada é o uso de violinos ou uma Ave Maria com um Soprano ou Tenor.


Sugestão: Ave Maria (F. Schubert) -  Hallelujah - Jesus Alegria dos Homens

 

Música para Assinatura 


Esse momento, reserva ainda uma música calma (levando em consideração que várias igrejas adotam somente um fundo musical) para as assinaturas.


Sugestão: Unchained Melody (Tema de Ghost) – De Janeiro a Janeiro (Roberta Campos) – Photograph (Ed Sheeran)


Música para os Cumprimentos dos pais e padrinhos 


Agora vale deixar a emoção transbordar pelos olhos e para isso nada melhor que uma música romântica e que seja representativa aos noivos, aos pais e amigos que estão compartilhando desse momento tão especial.


Sugestão: Con Te Partiro (Andrea Bocelli) – Bittersweet Symphony - Thinking Out Loud (Ed Sheeran) – You Give me Something (James Morrison) – Felicidade (Marcelo Jeneci) – Paradise (Coldplay) - Como é grande meu amor por você ( Roberto Carlos)


Música para a Saída 


É o momento de celebrar e espalhar alegria a todos que vieram compartilhar esse momento tão especial, com isso uma música animada é a pedida.


Sugestão: Say Little Prayer – Happy Day – Viva La Vida (Coldplay) – Every Teardrop is a Waterfall (Coldplay) – Accidentally In Love (Counting Crows)




Espero que tenham gostado, até a próxima semana !!!

Instagram

Associações e concursos.

Sobre Leandro Donato Fotografia

O MUNDO ATRAVÉS DAS NOSSAS LENTES Foi no auge da carreira de administrador que dividi com a minha esposa a vontade de me dedicar à fotografia. Mais uma vez ela disse sim... como no dia do nosso casamento! Era a motivação que e

Saiba mais
Contato
  • +55 (11) 98509-8585 / +55 (11) 2062-5874
  • contato@leandrodonato.com.br
  • São Paulo - SP
Ir para o topo